ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO

Antes de pensar em um roteiro, tivemos que decidir a forma que faríamos a viagem, ou seja, se iríamos fazê-la de avião ou por terra, com ou sem carro. Se viajássemos carregando somente uma mochila, teríamos que planejar nossos deslocamentos e custos de meios de transporte, além da hospedagem e alimentação.

Fazer a viagem de avião nunca foi a nossa ideia, pensávamos em uma viagem mais lenta, indo por terra. Mas não me agrada a ideia de não ter um ponto de apoio, um lugar seu para chegar no fim do dia e descansar. Confesso que esta possibilidade me deixava um pouco mais aflita (Raquel).  De carro, teríamos que planejar outros detalhes, como custo de comprar o carro e o de transformá-lo em motorhome, gastos com combustível, manutenções, planejar rotas, etc.

Por outro lado, teríamos a nossa “casa” conosco, isso me dava mais tranquilidade e segurança, além da liberdade de poder definir o tempo em cada lugar mais facilmente, por não depender uma passagem aérea previamente agendada. Assim, decidimos fazer uma volta ao mundo de carro.

roteiro viagem de motorhome
Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Definido efetivamente como iríamos tirar o nosso sonho do papel, tivemos a etapa de escolher que carro comportaria o nosso projeto e ainda que fosse compatível com o nosso orçamento. Compramos uma Toyota Bandeirante ano 1997 em um leilão e montamos nosso motorhome.

Com o carro pronto e o motorhome construído, começamos a pensar num roteiro. Acabamos definindo que não gostaríamos de um roteiro engessado, com número de dias em cada lugar já predeterminado, nem mesmo a definição de todos os lugares que vamos passar, pois as coisas mudam, nossas ideias mudam, e seria melhor levar a viagem de forma mais natural possível, ficando mais onde gostarmos e indo embora quando quisermos. Decidimos que não haveria um roteiro, mas sim uma direção.

viajar de carro
Uma viagem de volta ao mundo / Foto: Algum Lugar na Terra

Planejar uma viagem, não é uma tarefa tão fácil, são vários detalhes que precisamos prever, quem dirá uma expedição tão longa como a nossa. Planejamos um tempo estimado de 3 anos.

Escolher em qual direção e por onde iniciaremos a viagem acabou acontecendo de forma natural. Sempre tivemos a ideia de sair do Brasil e entrar no Uruguai pela fronteira de Aceguá-RS, pois fica a 60 km de Bagé-RS, onde temos boa parte de nossa família.

motorhome roteiro

Decidimos cruzar o Uruguai e descer em direção a Ushuaia na Argentina, e de lá subir a América do Sul pela costa do Pacífico, passando pelo Chile, desviando para o leste para entrar na Argentina e depois no Paraguai, voltando ao oeste em direção ao deserto do Atacama.

Depois queremos passar pela Bolívia, Peru e Equador, indo até a Colômbia, de onde teremos que enviar o nosso carro por navio para a Cidade do Panamá.

Apesar da América do Sul ser ligada à América Central por terra, não é possível fazer o percurso desta forma, pois teríamos que atravessar a região de Darién. Esse é o único trecho onde a rodovia Panamericana que liga o Chile ao Alasca é interrompida, não há estradas em boa parte deste trecho. Esta é uma área pantanosa e sem estradas no lado colombiano e montanhosa com precárias estradas de terra no lado panamenho, conhecida como uma das mais perigosas da América do Sul.

volta ao mundo motorhome

A partir do Panamá subiremos pela América Central, entrando na América do Norte e indo até o Alasca, de onde pretendemos enviar o carro de navio para a Rússia, nossa primeira travessia longa por mar em nosso roteiro de volta ao mundo.

É provável que durante este período do envio do carro, a gente vá para a Oceania, por uma temporada de 40 dias vivendo em um motorhome alugado enquanto o nosso estará se deslocando para a Ásia.

Buscaremos nosso carro em Vladivostok, Rússia, e de lá, iremos em direção à Mongólia.

roteiro de viagem de carro

Os mapas que mostramos têm a intenção de dar uma perspectiva geral da direção que planejamos seguir durante a viagem, e não a definição de um roteiro definido. Além disso, alguns lugares devemos ir sem o carro, por questões de logística, como por exemplo a Oceania ou as ilhas da América Central, como Cuba, Haiti e Jamaica, ou por questões legais que dificultem a entrada do carro.

volta ao mundo de carro

Na Ásia, um continente que temos muita expectativa, queremos passar por muitos países, como Índia, Mongólia, Coreia do Norte (sem o carro), Vietnã, Laos, Camboja, Indonésia entre outros.  

Da Ásia, seguiremos em direção ao Leste Europeu, passando depois pela Europa Ocidental indo até a Espanha para cruzar o Estreito de Gibraltar e entrar no Continente Africano pelo Marrocos.  

roteiro de volta ao mundo
roteiro viajar motorhome

Nossa ideia é seguir em direção ao Egito, passando pela Argélia, Níger, Chade, depois descendo pelo norte do Sudão, Eritreia, Etiópia e cruzando a África de leste a oeste, do Quênia até o Senegal, depois descendo pela costa do Atlântico em direção a África do Sul, de onde enviaremos o carro para o Brasil concluindo a nossa viagem.

Esta é a nossa ideia de roteiro de volta ao mundo, ou melhor, essa é a direção que queremos seguir, nos permitindo aproveitar o tempo da maneira que quisermos, nos lugares que desejarmos e sem pressa. Alguns países não conseguiremos ir, seja por exigências legais que dificultem muito ou impeçam a nossa entrada, outros por questões políticas ou de segurança, como guerras, por exemplo e outros ficarão inviáveis pela logística do trajeto.

Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

AMYR KLINK
destinos de viagem
Parque Nacional Sajama / Foto: Algum Lugar na Terra

O importante é entender que mesmo sendo uma volta ao mundo, não conseguiremos conhecer todos os países, talvez nem metade deles, mas isso não tem importância para nós, afinal a quantidade se refere apenas aos números, e o que buscamos nessa viagem são as experiências e os aprendizados.

Existem alguns lugares que vamos priorizar conhecer, onde cada um de nós tem muita vontade de visitar, como Mongólia (ambos), Islândia e Escócia no meu caso (Raquel), Namíbia e Coreia do Norte no caso do Marauê, mas acima de tudo, estaremos abertos a todas as descobertas e desejos que surgirem no caminho.

Gostou do nosso roteiro de volta ao mundo? Acompanhe nossa viagem aqui e no Instagram (@algumlugarnaterra)

2 comentários em “ROTEIRO DE VOLTA AO MUNDO”

  1. Jerusa Rogerio e Miguel

    FICOU ESPETACULAR!!!!!!! Muito show o site!!! Parabéns pelo trabalho e pelo conteúdo! Ficamos encantados com a trajetória de vcs até aqui e esperamos estar sempre juntos em algum lugar na terra e no que há de vir…

    1. Muito obrigado a esta família tão querida pelo feedback. A opinião de vocês é muito importante pra nós. Obrigado pelo carinho e companhia por aqui. Um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *