Dar a volta ao mundo morando dentro de um carro é muito mais complexo do que simplesmente comprar um veículo e sair rodando por aí. É necessário ter planejamento e fazer uma série de adaptações para este novo estilo de vida. Quando compramos nossa Toyota Bandeirante (veja neste post), vislumbramos como montar um motorhome no espaço da carroceria onde funcionava a antiga ambulância, decidimos executar este processo sozinhos.

Parecia ser uma tarefa difícil fazermos tudo sozinhos, vários conhecimentos seriam necessários, como elétrica e marcenaria. Quando começamos a procurar referências e informações sobre como montar um motorhome, não encontramos muita coisa, além do nosso projeto ser bem específico. Também foi difícil encontrar materiais e equipamentos específicos para construir um motorhome.

Tivemos que adaptar e criar soluções. Por isso, resolvemos fazer esse post para ajudar e inspirar você a montar o seu próprio motorhome.

Após a compra, ainda se passaram 8 meses até ela estar novamente em condições de voltar para estrada. Após passar por 2 oficinas, ainda tínhamos uma última etapa antes de iniciarmos a montagem do motorhome, teríamos que pintá-la. O Exército tinha danificado a pintura original com uma espécie de zarcão marrom, para descaracterizá-la antes da venda.

Resolvemos escolher a cor verde, mas não um tom parecido com as cores utilizadas pelo exército, pois passaremos por muitos países e não podemos correr o risco do veículo ser confundido com um carro militar. Por isso, escolhemos um verde mais claro.

como fazer um motorhome
Foto: Alina Souza / Correio do Povo

Após a compra, ainda se passaram 8 meses até ela estar novamente em condições de voltar para estrada. Após passar por 2 oficinas, ainda tínhamos uma última etapa antes de iniciarmos a montagem do motorhome, teríamos que pintá-la. O Exército tinha danificado a pintura original com uma espécie de zarcão marrom, para descaracterizá-la antes da venda.

Resolvemos escolher a cor verde, mas não um tom parecido com as cores utilizadas pelo exército, pois passaremos por muitos países e não podemos correr o risco do veículo ser confundido com um carro militar. Por isso, escolhemos um verde mais claro.

COMO MONTAR UM MOTORHOME

Descubra como fizemos o nosso

  1. Projeto
    • Layout interno
    • Elétrica
    • Hidráulica
    • Sistema de energia solar
    • Móveis
  2. Desmontagem da ambulância
  3. Isolamento térmico e acústico
  4. Redes elétricas 12V e 220V
  5. Rede hidráulica
  6. Fechamento e pintura das paredes internas
  7. Instalação do piso
  8. Sistema de energia solar e quadros elétricos
  9. Instalação da iluminação e tomadas
  10. Construção do banheiro
  11. Fabricação e montagem dos móveis
  12. Instalação de acessórios
  13. Como montar um motorhome barato?

1 – PROJETO

A primeira etapa para montar um motorhome é projetar o layout interno, ou seja, definir como ficarão dispostos os móveis, equipamentos e o banheiro. Decidimos que nosso projeto deveria ter como norte dois pré-requisitos: uma cama de casal (sofá-cama) e um banheiro.

Começamos o projeto definindo onde eles ficariam dentro do carro, e decidimos pelo seguinte layout: de um lado da carroceria ficaria o sofá-cama e banheiro, no meio um corredor e do outro a cozinha e os armários. Na lateral esquerda do motorhome, olhando ele pela porta do fundo, definimos colocar nosso sofá-cama e o banheiro.

Começamos definindo o comprimento do sofá-cama em 1,83 metros, tendo como base a maior altura entre nós dois (Marauê, 1,80m) e acrescentamos 3 cm de folga para conseguirmos dormir confortavelmente, sem ficar encostando a cabeça no fundo do motorhome.

Como temos 2,52 m de comprimento total, sobraram 67cm (2,52m-1,83m). Fazer um banheiro era o nosso maior desafio pelo pouco espaço disponível. Nosso banheiro foi projetado com a dimensão de 67 cm x 90 cm. Pequeno, mas funcional, com um vaso químico e uma ducha.

COMO MONTAMOS NOSSO MOTORHOME 1
Projeto / Layout interno

Na outra lateral projetamos a cozinha e os armários. Para os armários da parte inferior definimos 45cm de profundidade e o comprimento se estendendo por toda essa lateral. A cozinha colocamos na entrada do motorhome (porta traseira da carroceria). Para aproveitar todos os espaços disponíveis, projetamos ainda, dois armários aéreos, um no fundo e outro na mesma lateral da cozinha. Em cima do sofá-cama deixamos sem, pois iria atrapalhar quando estivéssemos sentados.

Durante esta etapa pensamos em como resolver o problema da altura interna, de apenas 1,55 m, o que tornaria tomar banho e cozinhar, tarefas um pouco desconfortáveis. Então resolvemos orçar um teto tipo pop-up, desses que sobem e descem, mas o valor orçado foi de R$ 11.000,00. Além disso, teríamos que alterar o projeto original, o que poderia causar algum problema se não fosse bem executado, como vazamentos.

Tivemos uma ideia e encontramos uma solução bem mais simples e barata: rebaixar o piso em dois pontos, na área do chuveiro e na área da cozinha, nos espaços disponíveis entre as estruturas do chassi. Deu certo e ficamos muito satisfeitos com o resultado.

Essa também foi a etapa de fazer o projeto elétrico, dimensionar o sistema de energia solar e a rede hidráulica.

2 – DESMONTAGEM DA AMBULÂNCIA

A etapa de desmontagem consistiu em retirar alguns acessórios da ambulância que funcionava na carroceria, como o suporte para a maca, o ar condicionado e lâmpadas. Depois retiramos o acabamento interno da paredes laterais, o isolamento térmico de isopor e a fiação.

A última parte deste processo foi retirar o acabamento que cobria o piso, uma espécie de borracha, além do próprio piso de compensado, o qual estava deteriorado em vários pontos.

Como montar motorhome
Desmontagem da antiga ambulância / Foto: Algum Lugar na Terra

3 – ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Após retirar todo o acabamento interno e os acessórios da antiga ambulância, a primeira coisa que fizemos foi o isolamento térmico e acústico. Aplicamos em todas as paredes e teto uma camada de poliuretano de alta densidade em spray. Compramos um kit que é comum fora do Brasil, mas aqui é difícil de encontrar.

Uma empresa de Curitiba ainda tinha alguns importados dos EUA. O resultado final ficou com uma espessura de cerca de 10 mm. Decidimos colocar uma segunda camada de isolamento com lã de rocha.

como montar um motorhome isolamento térmico
Isolamento Térmico e Acústico / Foto: Algum Lugar na Terra

4 – REDE ELÉTRICA 12V e 220V

Como montar motorhome

Projetamos duas redes elétricas, uma 12 V e outra 220 V. 12 volts é a tensão de nosso banco de baterias que alimentarão o motorhome. No mercado encontramos eletrodomésticos que utilizam esta mesma tensão, assim não precisamos transformá-la para utilizá-la, reduzindo as perdas que ocorrem nesta transformação, tornando nosso projeto mais eficiente. Compramos uma geladeira, um ventilador, luzes internas, uma bomba elétrica, todos em 12 V.

A rede 220V serve para aparelhos e dispositivos que pudessem ser alimentados à 12V, como nossos notebooks. Mas para utilizar a energia que está nas baterias é necessário transformá-la em 220V e, para isso, utilizamos um inversor de potência de (12V–>220V).

Também projetamos uma entrada de energia externa que alimentará a rede 220V sem a necessidade de utilizar a energia das baterias. Assim, quando estivermos em lugares com energia disponível, poderemos utilizá-la.

5 – REDE HIDRÁULICA

Nosso sistema é composto de uma bomba elétrica 12 V e uma caixa d’água de 60 litros, instaladas embaixo do sofá-cama, bem como uma rede hidráulica feita com mangueira trançada de ½ polegada que alimenta o banheiro e a cozinha. A bomba é automática, ligando quando abrimos a torneira ou ducha por diferença de pressão.

Inicialmente fizemos a hidráulica embutida dentro das paredes, mas como montar um motorhome não é algo que se faz todos os dias, algumas coisas não ficam como o planejado. Decidimos refazê-la após os testes inicias de funcionamento, pois identificamos pontos de vazamento nas conexões, o que exigiria uma manutenção difícil embutidas nas paredes.

Resolvemos refazer, passando uma nova tubulação, agora externamente, por baixo do piso e presa na estrutura do chassi da carroceria. O abastecimento da caixa d’água é feito com mangueira, e em caso de impossibilidade, podemos utilizar um galão.

6 – FECHAMENTO E PINTURA DAS PAREDES INTERNAS

Como montar motorhome

Após passar todo o cabeamento elétrico da rede 220V e da rede 12V, fizemos o fechamento das paredes internas.

Para fazer esse processo utilizamos compensado naval de 7 mm. Cortamos a chapa em retângulos menores que a chapa inteira para facilitar a montagem. Nas laterais e fundo foram necessários alguns cortes e ajustes para área das janelas.

O acabamento entre as placas de compensado foi feito com chapas de alumínio fixadas com rebite. A pintura das paredes e teto foi feita com tinta branca, tipo laca automotiva, em 4 demãos.

7 – INSTALAÇÃO DO PISO

Para o piso utilizamos compensado naval com espessura de 18 mm. Nessa etapa fizemos o rebaixamento nos pontos projetados, cozinha e banheiro. Para facilitar a montagem, foi feito em mais de uma parte, e o acabamento entre as partes foi feito com chapas de alumínio.

O piso foi fixado no chassi com parafusos e rebites. O acabamento, utilizamos um tipo verniz para piso externo e com maior tráfego, por ser mais resistente. Na parte externa, que ficará exposta ao tempo, ou seja, por baixo do piso, passamos o produto “Batida de Pedra” que protege contra a ação da chuva, maresia, pedras e terra.

Como montar motorhome: piso
Instalação do piso / Foto: Algum Lugar na Terra

8 – SISTEMA DE ENERGIA SOLAR E QUADROS ELÉTRICOS

Nossa ideia sempre foi ser o mais autossuficiente possível, e para isso precisávamos ter um sistema de energia no motorhome que não dependesse de fontes externas, por isso projetamos um sistema de energia solar. Esse sistema teve como pré-requisito a área disponível no teto da carroceria da nossa Bandeirante, onde poderíamos instalar os painéis.

Pelo espaço disponível (2,52m x 1,70m) conseguimos instalar 03 painéis solares de 150 Wp com as dimensões de 1,47m de comprimento por 0,68m de largura. Além dos painéis, esse sistema é composto por 01 controlador de carga, tipo mppt de 40 A, 02 baterias estacionárias de 175 Ah e 01 inversor de potência de 2500W (12V –> 220V).

energia solar motorhome
Instalação dos painéis solares / Foto: Algum Lugar na Terra
Como montar motorhome: Elétrica

Nosso sistema elétrico é 220V e 12V, assim foi necessário instalar 02 quadros elétricos , além de 01 transformador (110V–>220V) para países onde a energia for 110V.

Nossa autonomia será de 03 dias em caso de não conseguirmos carregar as baterias com o sol ou outra fonte externa, mas isso dependerá do uso que fizermos da energia durante esses dias.

Temos a opção de carregar as baterias conectando com uma fonte de energia externa, quando houver essa disponibilidade, instalamos uma entrada de energia por fora do motorhome.

9 – INSTALAÇÃO DA ILUMINAÇÃO E TOMADAS

Como montar motorhome: luminária 12v

Após a passagem da fiação e posterior fechamento das paredes, deixamos a fiação com uma folga saindo nos pontos onde instalaríamos as tomadas, interruptores, lâmpadas, quadros elétricos, bomba, ventilador e geladeira.

Os fios ficaram com uma fita de identificação para evitar erros de instalação. Foram instaladas 6 lâmpadas de led, 2 direcionais sob o armário da cozinha, 1 luz de leitura, todas 12V. Já as tomadas, são 3 duplas de 220V e 1 dupla 12V.

Na parte exterior instalamos 2 spots 12V na lateral direita do motorhome, para ficar sob o toldo.

10 – CONSTRUÇÃO DO BANHEIRO

Nosso banheiro possui 67 cm x 90 cm. Para fazer o banheiro precisamos primeiro delimitar essa área e construir duas paredes e uma porta. Para as paredes utilizamos compensado naval de 10 mm. A porta fizemos com placas de PVC e moldura de alumínio.

Nós projetamos a porta para o espaço disponível, ela precisou ser dobrável, em duas folhas. Para impermeabilizar o piso do banheiro utilizamos massa plástica automotiva, usada em reparos de para-choques. Nas paredes, teto e porta colocamos forro de PVC. Como já falamos, rebaixamos o piso na área do banho em 30 cm.

11- FABRICAÇÃO E MONTAGEM DOS MÓVEIS

Todos os móveis foram fabricados por nós, e o que facilitou muito esse processo foi o fato das chapas de compensado já virem cortadas nos tamanhos projetados. Em lojas que vendem este material, este serviço normalmente é oferecido, porém apenas em cortes retos, ficando os detalhes, seções curvadas, portas e outros ajustes, por nossa conta.

Utilizamos compensado naval em todos os móveis com espessuras variando entre 15 mm e 10 mm dependendo da seção fabricada. O compensado naval é muito mais resistente que um MDF comum, podendo ser exposto não só a umidade, mas até mesmo ao tempo e à água sem que ocorra a delaminação das camadas.

Após a montagem dos móveis, fizemos a instalação das portas dos armários, da pia e do cooktop. No tampo de toda a bancada aplicamos resina epóxi transparente.

12 – INSTALAÇÃO DE ACESSÓRIOS

Nesta etapa instalamos a torneira, o sifão e o botijão de gás na cozinha. No banheiro instalamos a ducha e o chuveirinho do banho quente. Testamos a bomba, e o cooktop. Também compramos os itens que farão parte da nossa casa, mas que não precisam ser instalados, como galão de combustível extra, um galão para os rejeitos da pia, uma lona de algodão encerado para área externa, entre outros.

O único item não confeccionado por nós foi o toldo retrátil, instalado na lateral direita do motorhome.

LISTA DE ITENS QUE UTILIZAMOS PARA MONTAR NOSSO MOTORHOME

  • 01 Banheiro – 67 cm x 90 cm com água fria e quente 
  • 01 Sofá-cama – 183 cm x 63 cm fechado (e 125 cm aberto)
  • 02 Armários aéreos, um deles medindo 220 cm x 25 cm x 25cm e o outro 120cm x 25cm x 20cm
  • 01 Caixa d’água 60L
  • 01 Bomba d’água 12V 
  • 01 Cooktop inox de 02 bocas
  • 01 Pia de inox com torneira
  • 01 Botijão de GLP de 13kg
  • 02 Cadeiras dobráveis
  • 01 Lona 2m x 2m de algodão
  • 01 Geladeira 31 litros 12v/220V 
  • 02 Baterias estacionárias de 175Ah
  • 01 Quadro elétrico 12V 
  • 01 Quadro elétrico 220V
  • 04 Tomadas 220V 
  • 02 Tomadas 12V tipo acendedor de cigarros
  • 06 Tomadas USB 12V 
  • 01 Transformador 110V—> 220V
  • 01 Inversor de potência de 2500W de onda senoidal pura 12V—>220V
  • 01 Carregador de baterias;
  • 01 Entrada de energia externa
  • 03 painéis fotovoltaicos de 150Wp
  • 01 Controlador de carga mppt 40A
  • 06 Spots de luz 12V interna no teto
  • 01 Resfriador portátil feito com coolers de PC 
  • 02 Spots de luz 12 V embaixo do armário aéreo da cozinha
  • 02 Spots de luz 12V externos
  • 01 Luminária 12 V
  • 01 Toldo retrátil (único item que não fabricamos/instalamos)

13 – COMO MONTAR UM MOTORHOME BARATO ?

Esse é um ponto muito importante e talvez o que mais gera dúvidas entre as pessoas, será que é possível montar um motorhome barato? Nosso custo foi muito inferior se comparado a um comprado, e isso não se deve por termos utilizado materiais ou equipamentos de qualidade inferior, muito pelo contrário, mas pelo fato dele ter sido totalmente construído por nós.

Estimamos que se tivéssemos mandado fazer em algum lugar, com a mesma configuração que temos hoje, gastaríamos 3 vezes mais. Se você também tem vontade de ter um motorhome, uma dica que podemos dar é: faça você mesmo. No Brasil existem poucas empresas que produzem motorhomes e seus preços não são nada convidativos.

Mas afinal, quanto custa montar um motorhome ? Resolvemos dividir os custos em subitens para melhor compreensão. Aqui não estão incluídos os gastos com o veículo (temos outro post sobre isso -> nosso carro):

  1. Projeto: R$ 0,00
  2. Instalação: R$ 0,00
  3. Isolamento térmico e acústico: R$ 2.000,00
  4. Móveis, piso, banheiro e paredes em compensado naval: R$ 3.200,00
  5. Sistema elétrico (sem o sistema solar): R$ 1.500,00
  6. Sistema Solar: R$ 4.800,00
    1. 03 painéis 150 W
    1. 02 baterias 175 Ah
    1. 01 Controlador de carga
    1. 01 inversor de potência
  7. Sistema hidráulico: R$ 800,00
    1. Bomba
    1. Caixa d’água
    1. Rede e conexões
  8. Geladeira 12 V: R$ 2.800,00
  9. Toldo: R$ 2.300,00
  10. Acabamentos: R$ 2.500,00
    1. Estofamento
    1. Cortinas
    1. Pintura
    1. Verniz e impermeabilizações
    1. outros
  11. Cozinha: R$ 1.900,00
    1. Pia e torneira
    1. Fogão, botijão e acessórios
  12. Banheiro: R$ 700,00
    1. Vaso químico
    1. Ducha
    1. Recipiente para banho quente
  13. Outros (parafusos, rebites, suportes de fixação dos armários, silicone, borrachas de vedação das portas, etc): R$ 2.000,00
Total: R$ 24.500,00

Gostou ? Acompanhe nossa volta ao mundo por aqui e pelo Instagram (@algumlugarnaterra).

Esse post irá te ajudar a montar um motorhome ? Separamos algumas ideias para inspirar você, além de um outro post nosso como o essencial sobre motorhome caso queira saber mais sobre o assunto.

Estamos aqui para o que pudermos ajudar.

6 comentários em “COMO MONTAMOS NOSSO MOTORHOME”

  1. Fabiano Carrasco

    Pessoal, sensacional essa idéia de vocês!!!! Desejo uma excelente expedição para vocês, estou a horas procurando um trailer antigo para começar a reformar e essa idéia de vocês foi muito legal!!! Parabéns e sucesso!!! Grande abraço

    1. Muito Obrigado Fabiano. Esperamos que encontre seu trailer e siga em frente com seus projetos. Se tiver alguma dúvida e pudermos ajudar, só nos avisar. Grande abraço

  2. Vanderlei Uhlmann

    Muito obrigado por esse esclarecimento, foram muito detalhistas e tenho certeza que “o faça você mesmo” sai muito mais em conta. Quanto ao Motorhome, ficou lindo e perfeito, parabéns…

    1. Que bom que podemos esclarecer algumas dúvidas Vanderlei. No que pudermos ajudar, conte conosco. Muito obrigado. Um grande abraço.

  3. João Augusto Ribeiro de Castro

    olá, gostei muito da página de vcs, os “post” são bastantes esclarecedores, comprei uma Toyota Bandeirante ano 2000, como a sua, a minha também está faltando muita coisa, com o meu salario em uma industria madeireira tenho que ir arrumando aos poucos, minha intenção primeiro é ter uma pickup para lazer e pescar nos feriados prolongados…..rsrs, mas fiquei entusiasmado com a historia de vocês, quem sabe no futuro monto um motorhome igual o seu.
    Parabens pelo projeto.
    *ps – vocês dormem dentro dele? (teriam mais foto de como ele ficou por dentro???)

    1. Que bom que gostou do post. Nós dormimos nele sim, nosso sofá vira uma cama de casal. Vamos colocar mais algumas fotos la no nosso instagram @algumlugarnaterra e também uns vídeos no youtube. No Instagram, tem um destaque Nossa Casa, onde mostramos como ficou por dentro. Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *